Você já tomou sua dose de gratidão hoje? Então tome, ela

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Você já tomou sua dose de gratidão hoje? Então tome, ela é um ímã de coisas boas!

Date July 24, 2017 18:09

"Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem". Você já ouviu essa frase? Muito se tem falado e divulgado sobre o Poder da Gratidão. Na verdade, se formos pesquisar um pouco sobre o tema, a Gratidão é falada em diversas correntes teóricas.

É possível encontrar explicações sobre o poder da gratidão: na Psicologia Positiva exerce função terapêutica; na PNL (Programação Neurolinguística), pois muda nossa forma de se expressar; na Física Quântica, porque exerce uma mudança de frequência em nossos pensamentos. na Lei da Atração, além de diversas religiões que pregam a Gratidão.

Mas o que realmente é a gratidão? É um sentimento e um estado de espírito que vai muito além de simplesmente reconhecer coisas boas, ultrapassa o dizer "obrigado". A gratidão pode ser exercida, praticada e quanto mais trabalhada, mais presente ela fica na vida da pessoa. Em nossa sociedade, aprendemos a dizer obrigada como uma formalidade, como uma forma de educação. A gratidão não é mera formalidade e sim um estado de espírito de dentro para fora e muitas vezes, de nós conosco mesmo. Algo intrínseco.

Pesquisadores já conseguem confirmar o poder da gratidão. Dr. Emmons afirmou que a é o melhor remédio para nossas emoções, além da saúde, do sono, dos relacionamentos. Outra pesquisadora, Barbara Fredrickson, fala dos efeitos funcionais da gratidão:  "Ela amplia a cognição e constrói recursos pessoais.”

Por Petar Paunchev/ Shutterstock

Mas se a gratidão nos faz tão bem, por que não as praticamos? Talvez seja uma questão de hábito. Talvez tenhamos nos acostumado com as reclamações, os lamentos e talvez ainda não tenhamos acostumado nossa mente a agradecer.

Se identificou com o que leu? Então fica o convite para praticar o desafio: 30 dias de Gratidão. Uma jornada ao estado de espírito de agradecer, por tudo. A cada dia há um ou mais motivos para agradecer.

Funciona da seguinte forma: durante 30 dias você vai escolher um tema para sentir gratidão, que pode ser Família, Amigos, Professor, Chefe, Mentor, Pastor, Local e que você mora, Local em que você trabalho, Natureza, o mundo, coisas do dia a dia, Governo, entre outros. Você viu que tema não faltará.

Então, escreva e coloque visível em algum lugar que possa ver e acompanhar. Pode ser em alguma rede social ou até mesmo na sua casa em um mural na parede ou na geladeira. Algum lugar que você veja.

Gostou? Experimente doses diárias de gratidão.

Recomendado para você: Ritual de comunidade do Alaska vai te ensinar uma importante lição sobre generosidade e gratidão!